Contos Escritos Meus

On 01 Julho 2020

Eu tu NÓS 

Eu + tu ≠ NÓS.

(eu mais tu "é" diferente de nós!)

 

O homem não sabe quando aprendeu a pensar.

O homem não sabe quando aprendeu a falar.

O homem não sabe quando aprendeu a escrever.

Mas muitos homens acham que sabem de alguma coisa!

Muitos homens acham que conhecem a verdade!

Em um templo grego, dizem, tinha a seguinte inscrição: “Conhece-te a ti mesmo”.

Essa lição é interessante, pois é um roteiro: antes de tudo precisamos conhecer a nós mesmos.

Se não conhecemos a nós mesmos como conhecer outras pessoas ou coisas?

Passados muitos anos, especialmente depois da invenção da escrita, marco na transmissão do conhecimento, o homem continha sem nada conhecer.

Em todos os livros de todos os autores encontra-se a seguinte observação: “Não temos a pretensão de esgotar o tema que hora expomos.”

Ora, nem que ele tivesse a pretensão de esgotar ele conseguiria, pois os temas são inesgotáveis!

Mesmo assim, e dizendo que não querem ser donos da verdade, alguns autores posam como tais!

Dito isto, fica a dica: EU NÃO SEI DE NADA!

Vivo tentando seguir a frase do templo, ou seja, tentando me conhecer.

 

Li, certo dia, a seguinte frase:

O homem é um ser tão dependente que até para ser corno ele precisa da ajuda de uma mulher.”

Há muita sabedoria, aliás, uma enorme sabedoria na dita “sabedoria popular”, sem problema com a redundância.

Embora a sabedoria popular costume ser rebaixada, depreciada pela dita sabedoria dos doutores.

É o mesmo que, até pouco tempo, ocorria na medicina, que costuma desprezar as curas efetuadas pelos remédios populares, vindos dos curandeiros, benzedeiras e dos pajés etc., situação que evoluiu e que elevou a chamada ciência em busca desses conhecimentos.

Usei a frase acima para afirmar a constatação que costumamos esquecer: o homem não é nada sem outro homem!

Do berço (mãe) ao túmulo (parentes ou amigos) ele depende de outras pessoas, embora costume se julgar uma autarquia (aquilo que não depende de outro para sua existência), e assim o faz por vaidade ou burrice, ou os dois juntos.

O homem é o mais frágil dos animais em seus primeiros instantes de vida! Sem a ajuda de outra pessoa morre em poucos instantes.

Aquelas histórias de pessoas criadas por animais são meras criações da mente humana em sonhos ou delírios.

Uma criança costuma criar um animal, com sua carne, não o contrário.

Daquilo que conhecemos da evolução histórica do homem, podemos fazer algumas afirmações, mas todas elas bastantes precárias e sujeitas a correções, obviamente.

Aliás, as pessoas não gostam muito de ouvir isso: que irão ouvir coisas que não são verdadeiras ou que podem não ser verdadeiras. As pessoas gostam de ouvir “a verdade”, seja lá o que isso signifique para elas, mas, geralmente, significa que a pessoa que disse merece confiança. Assim, a verdade vale mais por conta de quem disse do que por ela mesma.

Entretanto, a verdade não vale nada nem por ela mesma nem por quem a disse!

É que a verdade não é algo que se “ache”, que se “encontre”, aquilo que podemos chamar de verdade é algo sempre construído.

Quando se fala em verdade sempre se pensa em algo duro, fixo, rijo, imutável, quando, depois que se começa a entender sobre o tema, descobre-se que ela é algo mutável, flexível, inconstante, fluido, fugaz, maleável, incerta.

A terra já foi o centro do universo! Primeira verdade.

O sol já foi o centro do universo! Segunda verdade.

O sistema solar é só uma das muitas galáxias existentes. Terceira verdade.

Ou seja, temos, no exemplo acima, três verdades para uma mesma coisa!

Não se sabe quando, o homem percebeu que ele pensa! Isso parece tão simples e vulgar que sequer costumamos prestar atenção nisso, mas isso foi revolucionário em algum momento de nossa bilenar existência (o homem talvez exista há bilhões de anos).

Descoberto o pensar, o homem deve ter percebido que pensava apenas para si mesmo. Nesse pensar para si criava figuras em sua mente que imaginou poder compartilhar com outro homem. Mas como fazer isso?

Pela linguagem. Primeiro a gestual, que usamos até hoje, mas, fundamentalmente, pela fala (linguagem vem de língua), pelo dizer.

Ora, mas o dizer não significa se fazer compreender!

Onde o homem começou a dizer e a se fazer compreender pelo outro homem?

Toda essa informação está perdida!

Perdida a informação, o homem passou a conjecturar, fazer suposições sobre a informação que se perdeu. Criar hipóteses, construir teorias.

Mas teorias são válidas até que apareçam outras melhores. Elas trazem em si a marca da incerteza, da instabilidade, o germe de sua superação.

Nesse mundo de incertezas, de ignorância, um Sofista grego, de nome Protágoras cunhou uma frase lapidar! Disse ele:

“O homem é a medida de todas as coisas.”

Ou seja, tudo que é ou existe só é ou existe porque o homem diz que é ou existe, pois nada é ou existe sem que tenha sido o homem quem tenha afirmado.

Protágoras foi o primeiro escritor, ao que se sabe, a registrar esse poder criador do homem, mas que implica, também, a dependência do homem para com outros homens.

De que serviria a linguagem para o homem se não fosse para se comunicar com outro homem?

Quando o homem se comunica com ele mesmo não precisa de linguagem, pois ele se entende sem ela.

A linguagem serve para a comunicação do homem com outro homem, portanto.

Protágoras teve um mito que criou conservado em um escrito de Platão. É o mito de Prometeu e que diz:

Houve um tempo em que os deuses existiam, mas não as raças mortais (Osório diz: nascimento da humanidade). E quando adveio o tempo destinado a sua criação, os deuses moldaram suas formas no interior da terra, misturando terra, fogo e diversos compostos de terra e fogo (Osório diz: de que o homem é feito). Quando estavam prontos para trazer essas criaturas à luz, encarregaram Prometeu e Epimeteu (Osório diz: dois irmãos. O primeiro, Prometeu, prudente e o outro, Epimeteu, o imprudente) de destinar a cada uma delassuas faculdades e capacidades apropriadas (Osório diz: distribuir as ferramentas de que precisaria o homem)Epimeteu implorou a Prometeu o privilégio de atribuir/distribuir as faculdades. 'Quando tiver findado a atribuição', ele disse, 'poderás fazer uma inspeção'. Com a anuência de Prometeu, Epimeteu iniciou a distribuição de faculdades.

A algumas criaturas ele destinou força, deixando-as desprovidas de rapidez (Osório diz: o elefante, por exemplo); às mais fracas ele atribuiu rapidez (Osório diz: ao coelho, por exemplo); a algumas atribuiu armas (Osório diz: tigres), enquanto deixou outras desarmadas (Osório diz: o tatu), porém concebeu para estas (Osório diz: as desarmadas) alguns outros meios para sua preservação. As criaturas de pequenas proporções compensou com asas (Osório diz: pássaros) ou com uma morada subterrânea (Osório diz: ainda o tatu). O tamanho, para aquelas tornadas grandes (Osório diz: elefante) por ele, constituía por si só uma proteção. E mediante esse critério da compensação (Osório diz: com o qual buscava equilibrar vantagens e desvantagens) atribuiu todas as demais propriedades, realizando ajustes e tomando precauções contra a possível extinção de qualquer uma das raças.

Depois de equipá-las com defesas contra aniquilação mútua, concebeu proteções contra as estações (Osório diz: frio e calorordenadas por Zeus, revestindo-as com pelos espessos (Osório diz: ursos) e couros rígidos (Osório diz: focas) suficientes para proteger do inverno e igualmente eficientes contra o calor, além de servirem inclusive de mantas próprias e naturais para quando fossem dormir. Algumas calçou com cascos (Osório diz: cavalos), outras, com garras (Osório diz: águias) e sólidos couros destituídos de sangue (Osório diz: nosso peixe-boi). Na sequência, passou a prover cada uma das raças com seu alimento adequado, umas com pastagem da terra (Osório diz: bois), outras com frutos das árvores (Osório diz: macacos), e outras ainda com raízes (Osório diz: comedores de macaxeira!). E a um certo número de raças disponibilizou como alimento outras criaturas (Osório diz: leões). A algumas atribuiu uma limitada capacidade de reprodução (Osório diz: um filho por cria e por períodos longos, como é o caso do elefante), ao passo que a outras, que eram devoradas pelas primeiras, atribuiu uma capacidade de grande proliferação (Osório diz: os peixes), assegurando assim a sobrevivência dessas espécies.

Epimeteu, contudo, insuficientemente sábio (Osório diz: por isso seu nome significa imprudente), de maneira descuidada esbanjou seu estoque de faculdades e capacidades com os animais irracionais. Ficara com a raça humana completamente não equipada e, enquanto circulava desorientado sobre o que fazer com ela, Prometeu chegou para proceder à inspeção de sua distribuição e constatou que, enquanto os outros animais estavam completa e adequadamente providos de tudo, o ser humano encontrava-se nu, descalço, não acamado e desarmado (Osório diz: papai, lá em Maraã, dizia que o ser humano é o mais frágil dos animais e, que, deveria, ter seus filhos como os jabutis têm os seus: vão largando os seus ovos pelo caminho e quando os filhotes nascem “eles que deem o seu jeito”! Papai, irresponsavelmente, era meio jabuti em relação aos seus filhos!). E já era o dia destinado para que o ser humano e todos os outros animais emergissem da terra para a luz. Foi quando Prometeu, em desesperada desorientação quanto a que forma de preservação poderia conceber para a sobrevivência do ser humano, subtraiu de Hefaístos (Osório diz: deus grego do fogo) e Atena (Osório diz: deusa grega da sabedoria e da guerra) sabedoria nas artes práticas juntamente com o fogo, sem o qual esse tipo de sabedoria se mostra factualmente inútil, e os entregou ao ser humano. Mas, embora o ser humano aja com isso adquirido, a sabedoria para preservar sua vida cotidiana, faltou-lhe a sabedoria para a vida cívica em comunidade (Osório diz: justamente, a POLÍTICA!), sabedoria esta de posse de ZeusPois, Prometeu não tinha mais acesso livre à cidadela onde mora Zeus, isso sem considerar, ademais, a presença de seus temíveis guardas. Mas ele conseguiu entrar, sem ser visto, no prédio utilizado conjuntamente por Atena e Hefaístos nas suas atividades, furtando tanto a arte do fogo de Hefaístos quanto todas as artes de Atena e entregando-as à raça humana. Possibilitou com isso a provisão dos recursos que permitem a manutenção da vida humana. Mas Prometeu, por conta do erro de Epimeteu, posteriormente foi acusado por furto (Osório diz: foi acusado e condenado! Foi acorrentado a uma pedra e, todos os dias, uma águia comia o seu fígado, que se refazia durante a noite para, no dia seguinte recomeçar o seu martírio).

Entretanto, agora que o ser humano passara a compartilhar com os deuses de algo que antes fora exclusivo destes últimos, ele, primeiramente,devido a uma espécie de afinidade ou proximidade com os deuses (Osório diz: imagem e semelhança?), tornou-se o único animal que os venerava, tendo erigido altares e confeccionado imagens sagradas; em segundo lugar, não demorou a capacitar-se, em função de sua habilidade, a articular a voz e as palavras (Osório diz: somos os únicos animais que falamos), e a inventar casas, roupas, calçados, leitos e nutrir-se dos alimentos provenientes da terra (Osório diz:início da agricultura). Equipados com isso,os seres humanos no começo viviam esparsos e isolados, não havendocidades (Osório diz: dado importante, pois somente nas cidades pode haver POLÍTICA)Nessa situação, eram destruídos por animais selvagens, visto serem estes em todos os aspectos mais fortes do que a humanidade. E embora a habilidade humana nas atividades manuais bastasse para prover o alimento, mostrava-se deficiente no que tangia à luta contra os animais selvagens.A razão disso era carecerem ainda da arte política (Osório diz: eis a conscientização da necessidade da POLÍTICA), da qual a arte da guerra constitui uma parteTentaram assim viver unidos e garantir a sobrevivência fundando cidadesEntretanto, tão logo passaram a viver juntos, começaram a cometer injustiças entre si, já que lhes faltava a arte política (Osório diz: “a arte de viver em comunidade numa sociedade organizada civil (cidade-Estado) regida por leis)O resultado foi voltarem a se dispersar e serem destruídos. Zeus, temeroso que nossa raça estivesse ameaçada de completa extinção, enviou Hermes (Osório diz: filho de Zeus e seu mensageiro) para instaurar senso de pudor e de justiça (Osório diz: os dois ingredientes fundamentais para a POLÍTICA) entre os seres humanos, de modo que passassem a existir ordem nas cidades e laços de amizade que as unissem.E Hermes indagou a Zeus comodistribuir justiça e pudor entre os seres humanos'Deverei distribuí-loscomo o foram as artes?Esse aquinhoamento foi feito de sorte que um indivíduo detentor da arte da medicina é capaz de tratar muitos indivíduos comuns, o mesmo acontecendo com os outros profissionais. Deverei colocar entre os seres humanos justiça e pudor igualmente desse modo, ou distribuí-los a todos?' 'A todos', respondeu Zeus, 'e que todos tenham deles um quinhão, pois não é possível que as cidades sejam formadas se apenas alguns poucos tiverem uma porção de justiça e pudor, como de outras artes (Osório diz: assim, em questão de POLÍTICA, todos os homens são iguais, pois receberam os mesmos bens necessários em quantidades iguais, por isso todos podem participar da vida política). E estabelece a seguinte lei determinada por mim: Aquele que não conseguir partilhar pudor e justiça deverá morrer, por ser uma pestilência para a cidade' (Osório diz: aqui Zeus impõe a necessidade de obediência as leis. Mas que leis? Aquelas leis que forem criadas pelos próprios homens em benefícios deles).

Consequentemente, Sócrates, ocorre que as pessoas nos Estados, e particularmente em Atenas, julgam que cabe a uns poucos aconselharem relativamente à excelência na marcenaria ou naquela relativa a qualquer outro ofício profissional, de maneira que, se qualquer um que não esteja entre esses poucos se pronunciar a respeito da matéria em pauta, não o admitem, como dizes, e não sem razão, segundo penso (Osório diz: nem todos sabem debater problemas técnicos-profissionais). Mas quando o debate envolve a solicitação de um aconselhamento que diz respeito à virtude cívica, esfera em que podem ser inteiramente norteadas pela justiça e o bom senso, as pessoas admitem naturalmente o aconselhamento de quem quer que seja, na medida em que se pensa que todos são aquinhoados com essa virtude (Isto é, a virtude política ou cívica), pois caso contrário os Estados não existiriam. Eis aí a explicação, Sócrates (Osório diz: diferentemente das questões técnicas, em política todos podem opinar e debater. Nem todos sabem desenhar, mas todos sabem discutir seus interesses políticos).

E para que não penses que estás sendo ludibriado, ofereço-te uma prova adicional de que todos os seres humanos verdadeiramente creem que todos possuem um quinhão da justiça e do restante da virtude cívica (Osório diz: de política, portanto)Em todas as demais artes acompanhadas de suas virtudes, tal como dizes, quando alguém afirma ter competência quanto a tocar flauta ou em qualquer outra arte e não a tem, torna-se alvo de zombaria, desprezo ou indignação, sua família dele se aproximando e o censurando como se houvesse enlouquecido. Mas quando se trata da justiça ou de qualquer outra virtude política ou cívica, mesmo que saibam que um determinado indivíduo é injusto, se este confessar publicamente a verdade sobre si mesmo, classificarão essa sinceridade de loucura, ao passo que na situação anterior (Ou seja, com referência às atividades artísticas profissionais) a classificariam como bom sensoAfirmam que todos devem professar serem justos, quer sejam ou não, e que todo aquele que não reivindicar de algum modo ser justo é destituído de senso, visto que necessariamente todos, de umaforma ou outra, possuem algum quinhão da justiça, ou não pertenceriam à espécie humana.

Este é, portanto, meu primeiro ponto, ou seja, é razoável admitir que todos os homens (Platão retrata Protágoras tomando como modelo uma Assembleia popular de um Estado sob o regime democrático [como a Atenas de seu tempo]sejam conselheiros no que toca a essa virtude, na medida em que todos (Ou seja, todos os homens que, na qualidade de cidadãos, participam da Assembleia do povo, solicitando conselhos sobre as matérias para posterior deliberação) creem que todos os seres humanos possuem alguma parcela dela (Osório diz: da virtude política). O próximo ponto que tentarei demonstrar, obtendo para ele convencimento, é que essas pessoas não consideram essa virtude como natural ou de geração espontânea, mas como algo que é produto do ensino e adquirido após cuidadoso preparo por aqueles que o adquirem (Osório diz: portanto para adquiri-la, temos que estudar).

No caso de males que os seres humanos universalmente consideram que atingiram seus semelhantes por força da natureza ou da sorte, ninguém jamais se indigna com os atingidos, ou os reprova, adverte, pune ou procura corrigi-los. Tornam-se tão-só objeto de compaixão. Ninguém, em seu juízo, tentaria agir de tal maneira em relação a alguém que é feio, esquelético ou fraco(Osório diz: o sofista defendendo o direito das minorias e a igualdade. Não o feito pela natureza, mas o feito pelo homem é que é passível de ação)A razão, suponho, é se saber que as pessoas são atingidas por esses males naturalmente ou por força do acaso, [na verdade] tanto os males quanto seus opostos. No que se refere, contudo, a todos os bens que se supõe que as pessoas obtêm através de aplicação, prática e ensinamento, se alguém não os possui, mas somente seus opostos, ou seja, os males, tornar-se-á certamente objeto de ódio, castigo e reprovação. Entre esses males encontram-se a injustiça e a impiedade e, em síntese, tudo aquilo que se opõe à civilidade (A virtude cívica); essas ofensas atraem sempre ódio e reprovação claramente porqueessa virtude é considerada algo que se adquire através da aplicação e do aprendizadoSe examinaresa punição Sócratese o controle exercido por esta sobre os malfeitores, os fatos te dirão queos seres humanos consideram a virtude algo obtido mediante aprendizadoDe fato, ninguém irá punir um malfeitorexclusivamente em função de ter observado o mal ou em função do próprio mal cometido, salvo que se esteja meramente praticando a vingança irracional de um animal selvagem. A punição racional não se identifica com vingança pessoal por uma injustiça perpetrada, pois não se pode desfazer o que foi feito (Osório diz: o sofista ensinando Direito Penal)A punição racional é, sim, empreendida com vistas ao futuro, no sentido de intimidar tanto o malfeitor quanto qualquer pessoa que assista a ele ser punido por reincidir no crimeEssa postura que encara a punição como intimidação implicao caráter de aprendizado da virtude. Essa é a postura, a opinião aceita, de todos os que buscam o revide na vida privada ou pública. Geralmente, todos os seres humanos buscam o revide e a punição daqueles que acham que os injustiçaram, o que se aplica especialmente aos atenienses, teus concidadãos, de forma que com base em nosso argumento também os atenienses partilham da opinião de que a virtude é adquirida e ensinadaAssim, tenho como demonstrado que é com o respaldo da razão que teus concidadãos admitem os conselhos de um ferreiro ou de um sapateiro em matéria de assuntos do Estado (Osório diz: em matéria política), e que consideram a virtude como ensinada e adquirida. E me parece, Sócrates, que disso também forneci suficiente demonstração.

Resta ainda ocupar-me de tua dificuldade, a saber, o problema que levantaste com respeito a homens bons, que promovem a educação de seus filhos nos cursos regulares dos mestres, propiciando-lhes os conhecimentos nas matérias ministradas nesses cursos, mas que não conseguem que se destaquem nas virtudes em que eles próprios se destacam (Osório diz: a virtude não é hereditária).Neste caso, Sócrates, renunciarei ao mito e te oferecerei um argumentoObserva o seguinte:Há ou não há uma coisa que todos os cidadãos precisam possuir para que possa existir um Estado?Encontra-se aqui e em nenhum outro lugar a solução de teu problema. De fato, se houver essa coisa, ela será, em vez da arte do carpinteiro, da do ferreiro, ou da do oleiro, a justiça, o auto-controle e a devoção – em suma, aquilo que posso combinar e chamar globalmente de virtude de um homemE se é essa coisa que todos devem partilhar e com o que todos os indivíduos devem atuar sempre que desejarem aprender algo ou realizar algo, não devendo agir sem poder contar com ela, e se devemos instruir e punir os que dela não têm um quinhão, quer seja uma criança, um homem ou uma mulher, até que a punição destes os tenha tornado melhores, e devemos desterrar de nossas cidades ou executar, como incuráveis, aqueles que não conseguirem responder a essa punição e instrução – se assim for, se esta for a natureza dessa coisa, e os homens bons educam seus filhos em tudo exceto nela, então devemos cair em pasmo diante do quão bizarro é o comportamento dos homens bons! Pois demonstramos que encaram essa coisa como passível de ensino tanto na vida privada quanto na pública. Como pode ser algo ensinado e cultivado, é possível que providenciem o ensino aos seus filhos de tudo cuja ignorância não os faça incorrer na pena de morte, enquanto numa matéria cuja a ausência de instrução e cultivo (isto é, a virtude) resulta na execução ou exílio de seus filhos – e não só na morte, como também no confisco das propriedades e praticamente numa total catástrofe familiar – não providenciem a educação deles e não tomem com eles o máximo cuidado? É imperioso concluirmos que sim, Sócrates.

Fonte: Protágoras – Platão, tradução de Edson Bini, Edipro, Bauru, 2007: p. 265/271.

 

Na atualidade, o escrito que, a nosso pensar, no momento, melhor desenvolveu os fragmentos de Protágoras foi o francês Jean-Paul Sartre.

Sartre afirma que o homem somente se conhece em outro homem. Ele precisa de outro homem para conhecer a si próprio.

Aristóteles, depois de Protágoras (e de Górgias, sobre quem falaremos em outra oportunidade), já tinha afirmado que o homem é o único animal que pensa.

Ora, sendo o homem o único animal que pensa e tendo ele necessidade de outro homem para se reconhecer, fica claro que homem, ao pensar e comunicar esse pensamento a outro homem é capaz de fazer com que este pense igual, parecido ou diferente dele.

Pensando igual, nada há a construir inicialmente.

Pensando parecido ou diferente, os homens podem construir um acordo, um pacto entre eles que seja capaz de pôr fim às divergências.

Mesmo que não se ponha fim às divergências, o homem sabe o que o outro pensa sobre o tema e ambos são capazes de agir melhor com esse conhecimento.

Ou seja, até para constituir a divergência o homem precisa de outro homem!

É impossível ser feliz ou infeliz sozinho!

Sartre diz que “A essência é precedida pela existência”!

O que isso, no contexto deste escrito, significa?

O homem, por pensar, tem se preocupado, há muitos milênios, em saber a origem das coisas, de onde tudo vem (alguém disse, por exemplo, que tudo vinha da água. Tales de Mileto o disse), isso de onde tudo provém é a essência!

Até agora não se achou a origem/essência de nada! Mas não desistamos.

Ora, mas para que se pense em encontrar a essência, é necessário que, antes da essência, se... pense!

Como somente o homem pensa, é necessário que ele tenha existência (existe), para somente após seu existir seja capaz de pensar na essência!

Sem a existência, que se confunde com o penar, é impossível existir essência, pois é o pensar (o existir) quem diz a essência, e não o contrário.

Essência sem pensamento não existe!

Com isso volta-se a Protágoras: “o homem é a medida de todas as coisas”, portanto, também da essência!

Por fim, dizem que Sartre teria dito: “Não posso ser fiel a uma única mulher, pois isso implicaria em ser infiel a todas as outras.”

Caso a frase seja de sua autoria (pois é verdadeira, no sentido de existir), Simone de Beauvoir, com quem Sartre conviveu até sua morte, em 1980, deve ter aceitado o pacto, mas não se sabe em que termos, mas que aponta para duas possibilidades: ela aceitar a infidelidade dele sem também ser infiel ou ambos aplicarem a mesma máxima!

Entretanto, nos resta como conclusão: os homens vivem dos pactos que fazem entre eles.

Assim, não existe, na vida social (e somente nela a vida existe), o EU ou o TU, mas apenas o NÓS!

É que EU sem TU e TU sem EU não existimos!

O diálogo, liga que nos une, só é possível entre NÓS!

 

Inté,

 

Osório Barbosa

 

On 05 Fevereiro 2020

Município de Maraã!

Quem for a Maraã um belo périplo pode fazer, vejam, por exemplo, as 107 maravilhas que podem conhecer:

Nova Jeruzalém do Acará

São Francisco da Maria Santa

São Luiz Santo Antônio do Caixão

São Francisco Kanamaris

São Francisco do Manacabi

Porto Alegre do Japurá

Nossa Senhora de Fátima

Santa Tereza

São Pedro São Pedro do Jacitara

Santo Estevão

São Sebastião do Repartimento

São Sebastião da Maria Pó

Bom Jesus do Arauacá

São José do Maguari

São Francisco do Bóia

São Raimundo do Panauã

São Raimundo do Jaraqui

São Francisco do Capivara

São João do Capivara

Santa Luzia do Baré

São Francisco do Moura

Santa Rosa Capivara

Renascer do Miriti

São José do Capivara

Santa Rosa do Capivara

São João do Ipecaçú

São José II ou Samaria

Santa Marta do Atapi

São José do Messejana

Santa Maria do Cururu

Santa Francisco do Cururu

São Francisco do Jaraqui

Novo Putiri

Nova Betel

Vila Filadelfia

São Paulo do Coracy

Matuzalém

Nova Jerusalém do Aranapú

São José do Urini

Betel da Tambaqui

Vila Pentecostal

Vila Ebenézer

Nova Canaã

Jurupari

São Francisco do Mapitirini

Nova Betânia

Monte Sião

Vila Nova do Coracy

Santa Isabel do Cubuá

Vila Nova I

Porto Alegre do Copeá

Nova Esperança do Cuiu-cuiú

Boca do Tigre

Lago Maria Pó

Apara

Paraná Seco

Fortaleza I

Novo Jacitara

Curupira

Monte Alegre

Porto Alves

Boca do Auti-Paraná

São Francisco do Cubuá

Bom Futuro

Samaúma

Novo Pirapucú

Bom Socorro

Acará Velho

Piranha

Abacatal

Liberdade

São João do Cubuá

São Raimundo do Cubuá

Boa Vista do Joacaca

Nova Esperança do Joacaca

Novo Joacaca

Várzea Alegre

Acarazinho

Bom Jardim

Atalaia

Jubará

Patauá

Açaituba

Viola

Iracema

Vista Alegre

Belo Monte

Monte Carmelo

Comapara

São Jorge do Paracuúba

Boa Esperança

Bom Jesus do Baré

Ubim

Juazinho

Nova Esperança

Urumutum

Monte Ararate

Estirão do Itaúba

São José do Cuiu-cuiú

Vila Nova II

Dame

Ponto X

Vila Nova do Amanã

Boa Vista do Calafate

Nova Olinda

Surpresa.

Tudo fica em Maraã!

Inté,

Osório Barbosa

On 27 Janeiro 2020

Mamãe e eu

O que você gostaria que sua família fizesse por você?



Esse foi o tema da redação do ano (1982) em que passei no vestibular na Universidade Federal do Amazonas.

Lá se foram 38 anos!

Menino, ainda guardo na memória que disse mais ou menos o seguinte:

"Que mais eu posso querer que minha família faça por mim depois de tudo que ela já fez e faz?

Somos muito pobre e, na medida de nossas forças, minha família me dá tudo que pode, eu é que tenho que pensar no que eu posso fazer por ela, daí o meu esforço nos estudos..."

Não lembro mais, mas sei que o peso da redação, que nem procurei saber depois da aprovação, que era o que me interessava na época, foi muito importante.

Hoje me deparo com um amigo de rede social dizendo em uma postagem que fiz o seguinte:

"Tantas mentes brilhantes por aí que poderiam mudar o Brasil ou o mundo, mas que não têm condições financeiras para estudar.

Bem que eu queria ter me formado em alguma área, porém eu não queria escravizar minha mãe."

Tal afirmação mexeu comigo e me fez lembrar do que eu disse acima e do que direi agora.

Depois que a minha mãe morreu, no dia dos namorados no ano passado, a minha irmã Júlia que cuidava dela veio passar uma temporada comigo aqui em São Paulo.

Conversando sobre nossas tristezas, eu disse à Júlia que não sabia se tinha feito o melhor por nossa mãe, então ela me diz:

"Cara, você fez o melhor que uma mãe pode esperar!

Nossa mãe não teve saúde nos últimos anos de vida, mas teve tudo que precisava para se tratar. Teve casa, carro, plano de saúde e alimentação. O que mais você poderia fazer?

Você fez o que pôde e estava ao seu alcance, portanto, não fique se cobrando por isso."

Esse dito da Júlia veio fortalecer o que eu imaginava ter feito, mas a gente deve sempre desconfiar de nossas opiniões, mas, quando a opinião vem de alguém que viveu a situação a coisa melhora muito!

Portanto, embora o que minha mãe fez por mim não tenha pagamento, eu, sinceramente, não entendo o que ela fez como uma escravidão minha para com ela.

É dever da família criar e educar seus filhos.

É dever dos filhos educados pela família manter seus familiares, especialmente pai e mãe.

Essa troca de vivência não é favor nem escravidão, é a única forma de perpetuar a própria vida.

Quando olho e vejo e agradeço tudo que minha mãe fez por mim, posso dizer, friamente, que ela fez o melhor “investimento” da vida dela!

Digo isso pelo que imagino e pelo que disse a Júlia!

Claro que se eu pudesse faria muito mais, mas, especialmente no caso da saúde dela, estava fora das minhas possibilidades.

Imagino o sofrimento que teria sido a vida da minha mãe, o meu, o de Júlia e de todos mais caso ela não tivesse investido em mim.

É melhor nem pensar, na verdade.

Portanto, amigo e filhos, não vejam como sendo a escravização da mãe de vocês o que ela faz hoje por vocês, pensem no dia em que ela venha a precisar e vocês não possam fazer nada!

Aí o mundo desaba!

A mãe faz quando ela ainda é nova e tem forças para lutar. Aproveite essa ajuda e retribua quando ela estiver velha e sem forças.

É o ciclo natural da vida. Só isso!

Obrigado, mais uma vez ao amigo por permitir que possa colocar no papel, pela vez primeira, essas lembranças dolorosas mas queridas da D. Rosa, que, onde estiver, certamente, não me desmentirá, pois
foi isso o que ela fez, e não eu!

Saudades sempre, mas com a alma leve, não por sua partida, mas por saber que, pelo menos, tentei ser e lhe dar aquilo que você esperava de um filho.

Inté,

Osório Barbosa

On 15 Janeiro 2020

pastor alemao capa preta

Nosso cachorro Urso!

 

Meu pai, Juarez Barbosa de Lima, às vezes sumia pelo mundo sem deixar rastros!

Às vezes demorava pouco, outras vezes demorava muito em suas viagens.

Demorando pouco ou muito ele parecia não se preocupar com a sobrevivência de seus filhos, pois não deixava nem nos enviava dinheiro para nossas manutenções!

É que em um país capitalista não se vive sem dinheiro, mesmo que no meio da floresta amazônica.

Em uma dessas suas viagens, talvez a mais demorada dele, cerca de uns dois anos sem dar notícias, ele voltou para o Bom Futuro trazendo consigo uns peruanos que vieram para pescar.

Trouxe com ele um belo cachorro pastor alemão que recebeu o nome de Urso. Similar a esse capa preta da foto.

Urso era um cachorro criado em Iquitos, no Peru, e era acostumado a comer carnes!

No Bom Futuro não tinha carne todos os dias, só quando alguém ia caçar e conseguia abater e trazer algum animal da floresta (paca, tatu, cotia, anta, veado etc.) o Urso ficava sem comer peixes. Mesmo assim os pedaços de carne para o Urso eram contados, mínimos, já que muitos desses animais são pequenos (como é o caso da cotia) e, se muito fosse destinado ao cachorro muitos humanos ficariam sem o que comer.

Dava pena o sofrimento de Urso para comer peixes, o que fazia apenas quando devia estar no limite da fome!

Mamãe, tentando melhorar a vida do cachorro, fritava peixes com banha de boi para ver se ele comia, e foi assim que ele começou a comer peixes sem tanto sacrifício.

O Urso foi conosco para o Maraã.

Era o mais belo cachorro da cidade, pois era o único que não era vira-latas!

Papai quando saia de casa o Urso ia junto. Quando papai voltava o cachorro também estava ao seu lado.

Quando o cachorro voltava só, sabíamos que o papai estava bebendo. E quando papai bebia Urso deitava-se debaixo da mesa ou nas proximidades.

Às vezes Urso se levantava e ia até em casa. Rodava pela casa sem sossego, como a nos avisar ou a nos chamar para irmos buscar o pai – aliás, isso nunca foi preciso, mas Urso não sabia. Como não atendíamos ao chamado canino ele voltada para perto do papai e fazia a mesma caminhada várias vezes.

Era nosso vigia e protetor de total confiança.

Um dia papai, enquanto dormíamos, deu o Urso para um comerciante que passava pelo porto de Maraã.

Nunca mais vimos o Urso.

Um dia a mamãe, de passagem para Manaus, ao passar por um flutuante no porto de Tefé viu o Urso e chamou pelo seu nome. Ele ouviu e caiu na água e saiu nadando em direção ao chamado de sua antiga dona e protetora. Mamãe se desesperou, mas viu que alguém veio em uma canoa buscar o animal.

Nunca mais tivemos notícias do Urso!

Hoje, 15.01.20, aqui em São Paulo, quando se passam cerca de quarenta e oito anos sem o Urso, a Júlia, minha irmã, fritou um peixe e o nosso cachorro veio à minha mente de maneira tão saudosa, pesarosa e triste que fui às lágrimas.

Como papai pôde ter sido tão cruel conosco e com o Urso? Ou será que ele imaginou que fazia o melhor pelo cachorro dando-o a quem a ele podia dar melhor tratamento e conforto?

Não sei! Jamais saberei!

Mas disse à Julia que nunca senti tanta saudade emocionada do papai quanto senti no dia de hoje pelo Urso!

Júlia, ao comentarmos esta história de nossas vidas, também foi às lágrimas!

O almoço foi bom, mas a sobremesa salpicada dessa lembrança tirou um pouco da alegria sempre presente nas refeições.

Espero que, caso exista um céu para os homens, exista também um para os cachorros e que neste Urso esteja bem e comendo muita carne boa, pois na terra, até onde sei, e por um tempo, ele comeu a carne que o diabo amassou!

Inté,

Osório Barbosa

On 09 Janeiro 2020

 

Legitimidade.

 

Quem quer que detenha o poder tende a justificá-lo.

Legitimar é, pois, justificar.

SP, 04.09.2001.

On 08 Janeiro 2020

 Sua opinião e a cerveja

Você não quer a opinião alheia?

 

Ao ver a foto acima, com a frase nela contida, me disse: isso dá para escrever um texto legal.

Então fixei os seguintes pontos:

- as pessoas somente não gostam das opiniões que "lhes sejam desfavoráveis", foi um elogio elas se derretem!

- nem sempre o criticar é ruim para o criticado, pois as críticas costumam mostrar nossos erros e isso é uma bela oportunidade para nos corrigirmos.

- a crítica serve também para mostrar, muitas vezes, o despreparo do crítico! Muitos críticos são apenas imbecis!

- o dito homem público não pode dizer que "não pediu a opinião alheia", pois isso implicaria ele querer se colocar imune às críticas. O que é impossível por sua própria condição.

- pessoas "comuns" (em oposição ao homem público) que não querem receber críticas devem parar de usar as redes sociais, por exemplo, pois se fizerem tal uso estão se expondo, naturalmente, às críticas.

- se não quer ser criticad@, guarde para si, bem no fundo do baú, e trancado com oito chaves, suas fotos e opiniões (histórias, causos, mortes, aniversários, festas etc.).

- não quer ser criticado, não se exponha! Não entre nas redes sociais, por exemplo.

- não use roupas diferenciadas. Use roupas diferenciadas.

- não use acessórios. Use acessórios.

- não ria. Ria.

- peide. Não peide.

- não grite. Grite.

- dê esmolas. Não dê esmolas.

Fazer quaisquer dessas coisas, especialmente em redes sociais, é pedir criticas, e é o que está pedindo quem se expõe ao público.

Quem não se expõe, embora menos, irá receber suas críticas também.

Portanto, não peça críticas, que é o que está pedindo quem diz não está pedindo mas se expõe.

Resumindo: você não tem saída. Será, faça o que quiser, criticado.

Uma coisa que você pode fazer é estar preparad@ para responder por seus atos, aqueles que geraram a crítica.

Da crítica nem a morte te libertará!

Você está lascado, pois, respirou, ou até mesmo antes disso, basta que seja fruto de uma gravidez não desejada, por exemplo, já estará sujeito às críticas!

Então, não repita a frase sem sentido contida na foto.

Inté,

Osório Barbosa

On 08 Janeiro 2020

Chico Buarque sabe cantar

 

Chico Buarque canta bem?

 

Ô reino onde a inveja humana está sempre na moda é o "reino do meio" dito artístico.

O artista é um ser humano com o dna da inveja turbinado.

As críticas à Lei Rouanet demonstram isso. Aquele que não é escolhido reclama da citada lei.

Ocorre que quem decide "financiar" um projeto pela referida lei é o empresário que vai pagar (ou iria pagar) o Imposto de Renda.

Se o empresário fosse burro não era empresário a pagar imposto de renda.

Pois bem, entre a Gal Costa e a Xinfronésia de Cabrobó o empresário vai escolher quem para divulgar o nome de sua empresa?

Fique com a resposta e não a equeça!

Voltemos à inveja artística.

Meu tio Osório, faz mais de quarenta anos, dizia que Chico Buarque é um excelente cantor, que canta muito bem!

Para o que ele, Chico, se propõe, interpretar suas músicas geniais e as de alguns poucos outros, segundo meu tio, ele o faz muito bem!

Sabe cantar, e canta muito bem!

Uma outra coisa é você comparar a voz do Chico com a de alguns outros gênios como, por exemplo, para mim, Nelson Gonçalves!

Nelson também sabe cantar e canta bonito!

Nelson tem uma voz, em termos de melodia e beleza, superior à de Chico, ninguém pode negar, mas Chico canta tão bem quando Nelson.

Nem vou falar de poesia musicada que aí Chico não tem concorrente e não é este o tema.

Fiquemos por aqui: o invejoso "se confundiu-se"!

Inté,

Osório Barbosa

On 04 Janeiro 2020

Bosch O jardim das delícias

Bosch O jardim das delícias 2

Nada mesmo é novo no mundo!

Olhando o quadro "O Jardim das Delícias Terrenas" do holandês Hieronymus Bosch (deve ser o pai das ferramentas também!), criado entre 1503–1515 (quando o Brasil estava no "bieço" dos portugueses), percebi o detalhe que destaco da pintura.

E por que o destaque?

É que há pouco anos alguns fdp's ficaram estarrecidos com uma peça aqui em São Paulo onde os atores, nus, enfiavam o ou os dedo/s no ânus do colega da frente na roda em que formavam!

Ou seja, os estúpidos nunca admiraram Bosch (talvez a furadeira!) ou são apenas hipócritas cretinos.

Não sei e nem quero saber se um ramalhete de flores ou um dedo é ou não uma delícia em ânus, apenas não me espanto, admiro ou condeno quem se propõe a isso.

Maraã/São Paulo, 04.01.20.

Inté,

Osório Barbosa

On 31 Dezembro 2019

eu mensagem de 2020

 

Porque me tornei um humanista!

 

Muitas vezes, na paz ou no desespero, me pergunto, como alguém, saído, literalmente, do meio da selva amazônica, filho de pai analfabeto e mãe semiletrada pode embarcar nessa nave frágil e bela, construída de cristal e papel crepom, a navegar por mares com suas águas revoltas e seus rochedos invisíveis, que é a defesa do ser humano?

Certamente que essa defesa intransigente me veio quando percebi a beleza, a fragilidade e a unicidade da vida.

Talvez o maior golpe de beleza me tenha vindo quando, ao meus 22 anos de idade, ainda muito pobre, vi uma mãe negra, desdentada, maltrapilha e que pedia esmolas juntamente com seus três filhos na Rua Nossa Senhora de Copacabana levantar-se da calçada acompanhada de sua prole e sair cantando ao seguir a banda que passava.

Era carnaval!

Já a unicidade me veio com a morte precoce de meu pai, ele tinha 51 anos e eu apenas 16!

Não apareceu outro Juarez em minha vida, mesmo eu esperando, até hoje aos 57 anos de idade, por sua volta!

Ainda espero encontrá-lo ao dobrar uma esquina, ou vê-lo caminhando pela rua enquanto me desespero para descer do ônibus em movimento para ir ao seu encontro, tudo para irritação do motorista e de alguns passageiros que não entenderão o que estará acontecendo na explicação breve e sem sentido!

Já a fragilidade da vida, que sempre esteve em meu raio de visão, a ele se chocou como um pássaro que estilhaça o vidro de um carro em movimento, no dia em que li sobre a brutal morte de um jovem que foi vítima de um ataque com um taco de beisebol no interior de uma livraria situada na avenida Paulista!

As perguntas que imediatamente me fiz foram:

- como pode isso ter acontecido?

- como alguém pode ser atacado com um taco de beisebol?

- como alguém pode ser atacado com um taco de beisebol no interior de uma livraria?

- como alguém pode ser atacado com um taco de beisebol no interior de uma livraria em uma das avenidas mais seguras da grande metrópole?

Não! Não! E não!

A vida, talvez por não ter nenhum sentido prévio tenha em si todos os sentidos!

Até hoje, desde que os registros começaram, nos debatemos sobre o sentido da vida, porém, melhor seria, se dialogássemos sobre os sentidos da vida! Embora isso nos metesse em um maior cipoal que aquele em que já nos encontramos, uma vez que ainda não fomos capazes de descobrir o sentido, imaginem os sentidos!

E certamente eles são plurais, eu não tenho dúvidas quanto a isso!

Temos, por exemplo, o sentido do viver como filho, viver como pai, viver como amigo, viver como estudante e tantos outros na mesma proporção em que são as máscaras que colocamos todos os dias para sermos os seres plurais que somos na interpretação de nossos personagens que nos permitem sobreviver e, assim, melhor, conviver!

A vida é uma nau sem rumo!

Ela pode nos levar aos paraísos, e eles são muitos, como também aos abismos, e estes não são menores!

Mas quem pilota as nossas vidas?

Qualquer piloto que tenha sido apontado é uma farsa!

Qualquer piloto que venha a ser apontado será uma mentira!

Mas os copilotos somos nós, os viventes, e isso é uma “certeza”!

Entretanto, o copiloto pode fazer muito, mas não pode fazer tudo para que a melhor trilha seja seguida!

A velocidade ou a falta dela, os buracos, os montes, o excesso ou a escassez dos ventos, tudo pode ser causa para um “eu devia ter feito diferente”, isso quando se tem tempo para refletir em como você poderia ter feito melhor, embora, nas circunstâncias iniciais de escolha sendo isso mesmo que você tenha feito!

O jovem morto no interior da livraria poderia ter ficado em casa para ir a um baile funk a noite em um bairro periférico de São Paulo. Se no baile fosse morto, como o Estado mata muitos, alguém diria: “ele estaria vivo se tivesse ido a uma livraria!”

Assim, nos encontramos em um beco sem saída, em uma “sinuca de bico”, como dizia meu pai quando ele, juntamente com amigos e eu jogávamos bilhar em pequenas mesas de oito bolas lá em Maraã nos anos 70!

Mas, embora eu ainda não saiba como me livrar das “sinucas de bico” da vida, tenho uma simples proposta:

Ame a vida, a sua e a dos demais.

Respeite a vida, a sua e a dos demais.

Queira viver, mas deixe os outros também viverem.

Ajude-se a viver.

Ajude os demais a viverem.

Faça o que entender melhor, nas circunstâncias, por si e pelos demais, mas, se não puder ajudar, se omita para não prejudicar outros seres humanos que são únicos, frágeis e irrepetíveis, tal qual você!

Inté,

São Paulo, 31.12.19.

Osório Barbosa.

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